Se queres montar um PC e precisas de dicas, este artigo é para ti. A experiente equipa da Globaldata reuniu algumas dicas de montagem para principiantes para que comeces a construir a tua build.
Junta as Ferramentas
Em primeiro lugar, recomendamos que juntes as ferramentas necessárias para uma montagem. A falta dos utensílios precisos dificulta ou impossibilita muitas das tarefas de uma montagem.
Nunca deves utilizar ferramentas elétricas. O excesso de força é um risco e pode danificar os parafusos e o hardware.
Deixamos-te uma lista geral dos utensílios de que precisas:
- Chave de fendas (vários tamanhos)
- Chave de fendas de ponta plana
- Alicate
- Tesoura para cortar arame
- Organizadores de Cabos
Na Globaldata, temos uma série de kits de ferramentas da iFixit para montagens, tais como kits de chaves de fendas.
Kit Ferramentas iFixit Mako Driver
- Kit de 64 bits e caixa de armazenamento
- Chaves de fendas magnético de alumínio
- Extensão de eixo flexível
Cobre Superfícies Ásperas
Em segundo lugar, evita construir a tua build em superfícies ásperas. Estas podem provocar danos nos componentes e estragá-los. Para que possas prevenir isto, recomendamos o investimento num tapete de rato grande. Assim, excluis qualquer tipo de risco de danos no teu hardware.
Tapete Nitro Concepts Deskmat
- 1200 x 600 x 3 mm de tamanho
- Margens com costura
- Tecido e borracha anti-derrapante
Mantém a Zona de Montagem Limpa e Arrumada
Evitar parafusos soltos, caixas vazias e sujidade facilita o teu processo de montagem. Uma área de montagem arrumada ajuda a prevenir erros e danos.
Cuidado ao Abrir Componentes
Outra das dicas de montagem para principiantes da nossa equipa é o cuidado ao abrir pacotes e ao manusear o hardware.
Por exemplo, um movimento brusco no processador pode resultar numa queda e na consequente dobra dos pinos. Se isto acontecer, o teu PC não vai funcionar devidamente.
Mantém a Motherboard na Caixa
Antes de instalares a motherboard na caixa, deves primeiramente conectar o processador e a RAM à board. Para que evites danos durante o processo, mantém a motherboard no topo da caixa de origem. Isto ajuda a prevenir quaisquer danos físicos ou estáticos, que resultariam numa avaria.
Mais uma nota: não coloques os teus componentes no topo de pacotes anti-estáticos. Isto porque os pacotes podem estar revestidos por películas condutoras – um potencial perigo para o hardware.
Ouve os Cliques
Alguns componentes, como a RAM, as placas gráficas ou os conectores de energia, emitem um som audível quando são instalados corretamente.
Presta atenção a estes sons do hardware para saberes se estão bem posicionados!
Gestão de Cabos Cuidada
Assim que terminas uma tarefa, como conectar os cabos de energia, recomendamos que organizes os cabos antes do próximo passo. Uma gestão de cabos cuidada facilita o acesso ao interior e resulta numa build limpa, arrumada e elegante.
Neste caso, a nossa melhor dica de montagem para principiantes é a utilização de abraçadeiras e organizadores. Dessa forma, obténs um computador com um visual apelativo e com fácil acesso ao interior, caso precises de remover ou substituir componentes.
Na Globaldata, temos alguns acessórios que te ajudam na gestão de cabos e a facilitar a arrumação.
Rolo de Velcro LTC Roll
- Facilita a arrumação dos cabos
- Em velcro, ideal para guiar qualquer tipo de cabo
- Várias cores
Caso pretendas saber como gerir os cabos do teu setup, podes seguir as nossas dicas aqui.
Prepara a Instalação do Sistema Operativo
Quando estiver tudo pronto, vais precisar de instalar o sistema operativo de forma a poderes começar a utilizar o PC e a instalar os teus jogos preferidos.
Uma forma simples de o fazeres é através de uma USB drive com o Windows 10 ou 11 instalado. Ao conectares a drive ao computador, basta seguires os passos iniciais para pores o teu sistema a funcionar.
Lê as Instruções
Todos os componentes têm um manual de instruções de utilização e instalação. Por isso, recomendamos a sua leitura e que sigas minuciosamente os passos para evitar erros.
Leva o Tempo que Precisares
Por fim, a última das nossas dicas de montagem para principiantes é demorares o tempo que precisares. Assim, evitas pressas que podem resultar em erros e problemas posteriores. Aproveita calmamente o processo e o momento em que ligas o teu PC pela primeira vez.
Ainda assim, como sabes, podes sempre consultar a nossa lista de computadores pre-built – computadores Gamer, Office e Design, Liquid ou Limited. São PCs com componentes selecionados a dedo que passam por testes intensos para chegarem ao cliente com a melhor performance.
Achaste este guia útil? Sentes-te preparado para montar o teu primeiro computador de raiz? Diz-nos nos comentários.