O teu computador tem aquecido demasiado ultimamente? É compreensível. Por isso, é provável que te interesse como otimizar a tua caixa para o melhor fluxo de ar. A otimização permite desbloquear as melhores formas de arrefecimento para o hardware.
Em primeiro lugar, vamos já fazer uma revelação: a solução perfeita não existe. Ainda assim, há diferentes configurações que se adequam a qualquer tipo de caixa e componentes. Ao longo do artigo, mostramos-te algumas soluções. No final, vais saber tudo o que precisas para conseguir o melhor fluxo de ar.
Que Configurações Usar Para Melhorar o Fluxo de Ar?
Independentemente do tipo de caixa, existem três configurações possíveis. Assim, cada uma oferece fluxos de ar diferentes e prós e contras distintos.
Efeito Chaminé
No efeito chaminé, o ar frio, geralmente, entra pela parte frontal ou inferior. O ar quente é expelido da caixa pela parte traseira e superior. O fluxo de ar desta configuração é bastante simples, movendo-se numa direção clara.
Equilibrado
Nesta configuração, o ar frio é guiado para o sítio onde mais é preciso. Na parte superior, encontra primeiramente o processador e, depois, a placa gráfica mais abaixo. Estes dois componentes são os que produzem mais calor e necessitam de maior atenção. O ar quente é assim expulso através da parte traseira e lateral para evitar estes componentes.
Pressão Negativa e Positiva
Esta configuração é uma solução dois em um. A operação tem duas hipóteses possíveis – o ar frio é sugado para dentro do sistema para expulsar o ar quente, ou o ar quente é expulso da caixa para sugar o ar frio.
A Caixa e a Influência no Fluxo de Ar
As caixas de computador têm diferentes tamanhos e formatos. Para os propósitos que pretendemos, vamos dividi-las em duas escolas – caixas torre e caixas cúbicas. Estes tipos não só afetam as possibilidades de cooling, como também diferem em termos de aspeto interior.
Melhor Configuração Para Cada Caixa
Deves estar a questionar-te sobre qual a melhor configuração para a tua caixa. Contudo, tem em conta que existem outros fatores que influenciam a eficácia, como a temperatura da sala e o sítio onde colocas o computador. Além disso, ventoinhas adicionais para melhorar o fluxo de ar são fundamentais.
Caixas Torre
Visto que a maioria das caixas tipo torre não consegue sugar ar a partir da parte inferior, a configuração equilibrada está fora de questão. Das restantes, recomendamos a de efeito chaminé. Comparativamente à de pressão positiva e negativa, é, por norma, mais eficaz no arrefecimento dos componentes e na otimização do fluxo de ar.
Caixas Cúbicas
Por outro lado, com uma caixa cúbica, os resultados variam mais consoante a configuração. Isto deve-se às questões de design (se está ou não otimizada para fluxo de ar). Por exemplo, se a configuração escolhida for a de efeito chaminé – supondo que se instala um cooler AiO na parte superior – pode resultar em temperaturas baixas na placa gráfica, mas altas no processador.
Em contraste, um sistema de pressão negativa com cooler AiO lateral pode manter o processador mais fresco mas a placa gráfica mais quente. A configuração equilibrada oferece o melhor fluxo de ar em geral. O ar frio chega a ambos os componentes a partir de cima, o que significa que nenhuma peça de hardware fica esquecida.
Caixas Para o Melhor Fluxo de Ar
Queres obter o melhor fluxo de ar possível? Aqui na Globaldata, temos uma extensa variedade de opções de caixas e acessórios de arrefecimento. Para te ajudar, selecionámos duas caixas premium concebidas para terem um fluxo de ar de excelência.
Caixa ATX Phanteks Eclipse P600S Silent
- Caixa ATX
- Painel lateral de vidro temperado
- Painéis acústicos reforçados para operação silenciosa
- Três ventoinhas de 140mm pré-instaladas
- Suporte para placas gráfica até 435mm de comprimento
- Suporte para coolers de CPU até 190mm de altura
- Suporte para radiadores até 420mm
Caixa E-ATX Lian Li PC-O11D Dynamic ROG XL Edition
- Caixa E-ATX
- Painéis frontal e lateral de vidro temperado
- Otimizada para water cooling
- Suporte para até 10 ventoinhas de 120mm
- Suporte para placas gráficas até 446mm de comprimento
- Suporte para coolers de CPU até 167mm de altura
- Suporte para radiadores até 360mm