No passado ano, muitas empresas começaram a usar o Microsoft Teams. Com um possível regresso ao teletrabalho, esta pode voltar a ser uma ferramenta ainda mais importante. Por isso, neste artigo, damos-te algumas dicas para otimizar o Microsoft Teams.
Além de ser um software que ganhou muita relevância no último ano, o Microsoft Teams “puxa” bastante por um computador. Por vezes, os PCs empresariais também não são os melhores.
O Hardware Certo
Começamos pela razão mais óbvia para falhas na aplicação – um hardware aquém das necessidades. Se for este o caso, recomendamos um upgrade à memória RAM.
Por outro lado, se ainda possuir um HDD, adquirir um SSD. A diferença em termos de velocidades é abismal. Contudo, ainda existem muitos computadores empresariais com este tipo de discos.
As Configurações Apropriadas
O que acontece regularmente é que o Microsoft Teams não tem as configurações otimizadas. As definições certas podem melhorar o desempenho. As configurações erradas podem comprometer o rendimento e o computador.
No menu de “definições”, em “geral”, deve ser desabilitada a opção “Desativar a aceleração por hardware GPU”, assim como “Registar o Teams como a aplicação de chat do Office”.
Estas duas alterações podem melhorar bastante o funcionamento da aplicação.
Excesso de Arquivos Temporários
Outro dos fatores que pode tornar o computador lento durante o uso do Microsoft Teams é o excesso de ficheiros temporários. Assim, o ideal é apagar todos os que se encontram na pasta que vamos mostrar a seguir.
Este processo é bastante simples: basta aceder ao seguinte caminho, selecionar todos os ficheiros e apagá-los: C:\Users\usuario\AppData\Local\Temp\Microsoft Teams.
Windows Atualizado e Otimizado
Manter o Windows atualizado é fundamental para que funcione corretamente.
Para atualizar o Windows para a versão mais recente, basta aceder ao menu Iniciar e escrever “definições”. Em “Windows Update”, seleciona-se “Procurar Atualizações” e instala-se o que faltar.
As atualizações podem melhorar bastante o funcionamento de qualquer sistema.
Ainda assim, há mais a fazer no que toca ao sistema operativo. Para potenciar o desempenho de um computador, é possível ajustar alguns pormenores visuais (alguns impercetíveis).
Para isso, precisas de abrir o menu iniciar e escrever na barra de texto “Ajustar o aspeto e o desempenho do Windows”. Em seguida, vai-te aparecer uma janela semelhante a esta:
Por defeito, quase todas as caixas estão marcadas. Selecionas a opção “Personalizar” na parte superior e desmarcas todas as caixas, exceto as de “Mostrar miniaturas em vez de ícones”, “Suavizar os limites dos tipos de letra no ecrã” e “Utilizar sombras para nomes para ícones do ambiente de trabalho”.
Assim, o teu PC ficará aliviado e a velocidade deve aumentar.
Existem situações onde não existe grande alternativa. A única solução pode ser um upgrade de componentes ou a troca do computador.
De qualquer forma, estas dicas para otimizar o Microsoft Teams vão certamente ter algum efeito no teu sistema.