É um monitor? É uma televisão? É o Gigabyte Aorus FV43U e é… um pouco dos dois.
Ainda que o Aorus FV43U seja considerado um monitor pela Gigabyte, as suas 43 polegadas e o facto de ter sido concebido para ser colocado na parede, na prática, torna-o mais próximo de um televisor.
No entanto, e ao contrário do que seria de esperar num televisor normal, o Gigabyte Aorus FV43U está repleto de funcionalidades que só se encontram nos monitores gaming de topo, como resolução 4K e 144Hz. Se considerarmos este monitor como uma televisão, então não há dúvidas de que é uma das melhores televisões para gaming de sempre.
Pronto para conhecê-lo?
Um design subtil
Quem conhece a gama Aorus da Gigabyte, provavelmente sabe que os produtos têm tendencialmente um design futurista. Quer se tratem de monitores ou de motherboards, a gama Aorus é composta por linhas retas arrojadas e ângulos excêntricos, e por vezes também não falta iluminação RGB.
Isso não acontece com o FV43U, ou pelo menos não de forma evidente. Tendo sido concebido para ser colocado numa parede, o design das costas do monitor acaba por ser irrelevante (caso contrário encontraríamos as mesmas linhas comuns aos outros modelos).
Já a parte frontal, conta com um design subtil, talvez apenas atraiçoado pelos pés do monitor — caso queiramos colocar o FV43U num móvel, vamos ter de conviver com os pés futuristas deste monitor.
Alguns podem adorar este visual, outros nem tanto — felizmente este monitor pode ser utilizado com os pés, ou sem eles.
Uma imagem de sonho
Quer se utilize o FV43U como um monitor ou como um televisor, uma coisa é certa — a imagem é excelente. Não nos enganemos completamente: este monitor utiliza um painel VA, o que lhe traz todas as desvantagens que existem nestes painéis quando comparados com painéis IPS, mas ainda assim o resultado não é menos do que espetacular.
Comecemos pela resolução: este monitor de 43 polegadas tem uns impressionantes 4K de resolução. Como se isso não bastasse, aos 4K junta-se a taxa de atualização de 144Hz e logo aí temos tudo pronto para uma experiência gaming topo de gama.
Graças à tecnologia VA, este painel consegue ter um contraste mais profundo do que um painel IPS (4000:1 vs. 1000:1), mas sofre ligeiramente no que diz respeito à precisão da cor. No entanto, é possível calibrá-lo para se obter uma melhor performance em termos de cor — mas cuidado com os vermelhos, que têm uma tendência a estar demasiado saturados.
O FV43U suporta ainda HDR1000 e tem uma cobertura de 97% do espaço de cor DCI-P3.
Complementos de jogo perfeitos… e não só
Não nos podemos esquecer nunca de que, ainda que possa ser utilizado como um televisor (aliás, o FV43U até vem com um comando incluído), este monitor é primeiramente um monitor concebido para gaming. Por isso, não há de ser surpresa que traga funcionalidades que melhoram a experiência de jogo.
Para começar, este monitor é compatível com FreeSync — assumindo que há uma máquina capaz de correr os jogos a 4K e a 144Hz, a imagem é fluída mesmo que os FPS não estejam totalmente estáveis. Depois, o FV43U tem tecnologias como o Black Equalizer, que aumenta a claridade nas áreas mais escuras e com maior contraste, e o Aim Stabilizer Sync, que reduz o motion blur enquanto garante o V-Sync, o que resulta em tiros mais precisos.
Outras das funcionalidades específicas para gaming é a possibilidade de colocar uma mira no ecrã, para os momentos em que o jogo não oferece mira (como por exemplo quando temos uma AWP no CS:GO). Esta mira pode ser alterada e configurada para uma hotkey, e até é possível desenhar a mira com que sempre sonhámos.
Funcionalidades fora de jogo
O facto de este ser um monitor gaming não quer dizer que todas as funcionalidades tenham como foco os jogos. O FV43U também oferece funcionalidades úteis quando não se está a jogar (ainda que também possam ser utilizadas durante o jogo).
A mais conveniente é talvez o picture-in-picture. Através desta funcionalidade é possível ter duas fontes de vídeo no ecrã ao mesmo tempo. Podemos ver um jogo de futebol e a nossa série favorita, por exemplo, ou então um walkthrough de um jogo enquanto jogamos.
Já a funcionalidade dashboard permite consultar a taxa de esforço e a temperatura do computador sem recorrer a menus complicados. Isto pode ser útil quando se joga, e não só.
Com o KVM é possível controlar mais do que um dispositivo com o rato e o teclado. Basta ligar os periféricos à entrada do monitor e utilizar o botão KVM para alternar entre os dispositivos conectados.
Além disso, o Aorus FV43U oferece vários modos de som e a possibilidade de personalizar os perfis de cor.
Para gaming e tudo o resto
No que diz respeito a gaming, o Aorus FV43U é um dos melhores monitores que podemos encontrar atualmente. Tem uma resolução excelente, um espaço de cor relativamente bom e, o melhor de tudo, 144Hz. Além disso, todas as funcionalidades extra dão-lhe o boost necessário para se colocar à frente de outros monitores similares.
Este monitor tem duas entradas HDMI 2.1 (que suporta velocidades de 48Gbps vs. os 18Gbps do HDMI 2.0), uma entrada DisplayPort 1.4 e uma entrada USB-C — pode utilizar-se facilmente este monitor para ligar o computador, as consolas e a box lá de casa.
Quer se utilize este monitor para jogar ou para ver filmes, restam poucas dúvidas: o Aorus FV43U é um dos melhores monitores de 43 polegadas do mercado… ou então uma das melhores televisões.
Podes ver o Gigabyte Aorus FV43U aqui.