O mercado das aplicações continua a afirmar-se numa conjuntura em que o mobile tem uma importância muito grande. Um relatório da App Annie reuniu todos os elementos necessários para uma análise profunda de como se comportou o mercado em 2021. A App Annie é uma empresa de dados e estatísticas sobre aplicações mobile.
135 Milhares de Milhões de Dólares Gastos
2021 foi mais um ano em que o mercado das aplicações mostrou a sua gigantesca dimensão e em que as lojas de downloads, como a Apple Store e a Google Play, atingiram lucros impressionantes.
No início deste ano esperava que este mercado fosse mais calmo – contudo, não foi isso que se verificou.
Ao todo foram gastos cerca de 135 milhares de milhões de dólares em aplicações, registando-se um aumento de 25% em relação ao valor gasto em 2020 (112 milhares de milhões). Os utilizadores de iOS foram os que mais gastaram ao completarem 65% das compras. Os gamers foram os que mais contribuíram para atingir estes números (60% das compras em iOS e 80% na Google Play).
Fora do gaming, as compras são maioritariamente realizadas em aplicações de entretenimento e redes sociais.
140 Milhares de Milhões de Downloads
Os utilizadores de dispositivos móveis realizaram cerca de 140 milhares de milhões de downloads (mais 10 milhares de milhões do que em 2020 e mais 20 do que em 2019).
A dinâmica desta estatística é contrária às dos gastos. Assim sendo, a Google Play domina, com quase 70% das transferências. O país onde se regista um número mais elevado é a Índia, com 20%, à frente dos Estados Unidos, com 9%, e do Brasil, com 8%.
Aplicações em Destaque
Edição e Partilha de Vídeo
No que toca a aplicações de edição e partilha de vídeo, o destaque vai, sem grande surpresa, para o TikTok e para a febre da partilha de vídeos curtos. A aplicação chinesa não foi a que teve mais downloads, mas lidera a revolução no consumo de conteúdos. Estima-se que consiga atingir 1.5 mil milhões de utilizadores no próximo ano. É possível verificar a sua influência quando a aplicação CapCut (utilizada para editar vídeos de TikTok) se posiciona em 1º lugar de downloads. Por outro lado, as aplicações MX TakaTak ou Moj, também bem posicionadas em 2º e em 6º respetivamente, que são as alternativas ao TikTok na Índia. Recordamos que a aplicação chinesa foi banida do segundo país mais populoso do mundo este ano.
Ainda assim, existem outras aplicações que se destacam neste ramo, como o YouTube, que é aquela em que os utilizadores gastam mais dinheiro (com um montante a superar os 3 milhares de milhões de dólares só em outubro), a Disney+, a HBO Max ou a Twitch.
Gaming
O mercado das aplicações de gaming lidera claramente no que toca a lucros. Globalmente, foram gastos cerca de 90 milhares de milhões. É sem dúvida o topo do mercado de aplicações e o mais lucrativo no próprio gaming).
Os jogos em maior destaque são previsivelmente os mais casuais. No topo da lista de downloads estão o Bridge Race e o Hair Challenge. Salientamos o facto de existirem jogos mais direcionados para raparigas que combinam quebra-cabeças com personalização pessoal. Entre eles estão o Project Makeover e o High Heels, que ultrapassaram recentemente 100 milhões de transferências em apenas 11 meses.
As categorias com maior número de jogadores e lucros foram estratégia – com um aumento de 32%, destacando-se Top War: Battle Game e State of Survival – RPG – com 21%, muito graças a Genshin Impact – e Simulação – com cerca de 57%.
Chat
Quanto a aplicações de chat, que, tal como as de gaming, têm um mercado enorme, o destaque vai novamente para o TikTok. Estima-se que este tipo de aplicações atinja os 9 milhares de milhões de dólares em 2022. Assim, o aumento será de 82% em relação a 2020.
As aplicações BIGO LIVE e Discord também registaram um crescimento muito grande este ano. O Discord, que é a plataforma preferida por gamers, atingiu os 200 milhões de utilizadores em outubro deste ano.
Dating
O mercado das aplicações de dating aproveitou o confinamento e a pandemia para crescerem e se tornarem ainda mais utilizadas. Em termos de lucros, o Tinder, uma aplicação de encontros, apenas foi superado pelo TikTok e pelo YouTube.
O Tinder continua a ser o grande líder deste tipo de aplicações. Ainda assim, a aplicação quer renovar-se e vai apostar em breve num metaverso, em que os utilizadores vão ter avatares e acesso a Tinder Coins.
Há outras duas aplicações que se destacam dentro do dating – a Bumble e a Hinge. A Bumble superou um milhar de milhão de dólares de lucros, a Hinge 250 milhões, e o Tinder manteve-se acima dos 4 milhares de milhões.
Video Streaming
As aplicações de streaming também cresceram. Em 2019 e 2020, as maiores estações televisivas lançaram-se no mercado das subscrições. Em 2021, assistimos ao sucesso desta iniciativa. O YouTube encontra-se no topo dos registos globalmente. No entanto, é de salientar a presença da Disney+ e HBO Max em 3º e 5º respectivamente. Calcula-se que este ano os utilizadores de Android tenham passado 975 milhares de milhões de horas na aplicação da Disney+.
Destacamos ainda a presença da Twitch. O crescimento da plataforma tem sido muito grande, com muitos influencers e criadores de conteúdo a migrarem para o live streaming. Dessa forma, foi possível atrair muitos utilizadores para a aplicação.
Ano após ano o mercado das aplicações continua a crescer e a mostrar-se dominante. No ano seguinte espera-se que cresça novamente e que ultrapasse os valores gastos em 2021. A meio do ano, publicámos um artigo no blog precisamente a reportar o crescimento do mobile gaming e de como já é a forma de gaming mais lucrativa por uma margem muito considerável.