Os servidores de Dark Souls foram encerrados após a descoberta de uma vulnerabilidade. Um utilizador, durante um live de Twitch de Dark Souls 3, detetou a falha de segurança. Desde então, os servidores de vários jogos Dark Souls estão desativados.
O streamer The_Grim_Sleeper estava a jogar Dark Souls 3, quando, de repente, o jogo foi abaixo e a voz robótica do text-to-speech da Microsoft começou a criticar o seu modo de jogar. Em seguida, apercebeu-se de que o Microsoft PowerShell se abriu sozinho. Um sinal claro de que um hacker usou um programa para executar um script que ativou o text-to-speech. Podes assistir ao momento aqui.
Um Mal Menor
Possivelmente, este não seria um hacker com más intenções. Segundo um post no Discord de Dark Souls, o hacker tentou avisar a FromSoftware, empresa que desenvolveu o jogo, acerca do problema. Contudo, foi ignorado e começou a hackear vários streamers para chamar a atenção.
Se esta vulnerabilidade tivesse sido descoberta por um hacker com más intenções, o resultado seria muito pior. A falha, denominada remote code execution (RCE), é uma das mais perigosas. Permite ao “invasor” executar código malicioso nos computadores das vítimas. Assim, acede a informações sensíveis e causa danos irreparáveis.
A comunidade já está ao corrente da vulnerabilidade e os servidores de Dark Souls continuam encerrados, desde domingo. A Bandai Namco, editora do jogo, comentou a situação no Reddit e agradeceu o alerta. Além disso, confirmou que decorre uma investigação para que o problema se resolva rapidamente. Ainda assim, não existem informações sobre quando os servidores voltam ao ativo.
Ao que tudo indica, esta vulnerabilidade apenas existe nos servidores de PC. Por isso, os jogadores das consolas tradicionais podem continuar a jogar Dark Souls sem problema.
Vale a pena recordar que este problema antecedeu o lançamento de Elden Ring e que possivelmente também afetaria este jogo. Elden Ring tem data marcada para o dia 25 de fevereiro e é um dos jogos mais esperados do ano.