Mais uma grande notícia na indústria do gaming. Desta vez, as novidades chegam-nos da empresa de videojogos mais lucrativa do mundo. A Sony vai comprar a Bungie, os estúdios que desenvolveram Destiny e criadores originais de Halo. O negócio vai concretizar-se por cerca de 3.6 mil milhões de dólares.
Depois da aquisição da Activision Blizzard, por parte da Microsoft, é a empresa japonesa a movimentar-se no mercado com uma compra que, sem dúvida, vai anteceder grandes acontecimentos.
O que Esperar?
A Sony vai comprar a Bungie mas não significa que os icónicos estúdios desenvolvedores de Destiny ou Halo vão perder independência. Ambas as empresas publicaram artigos nos seus blogs e demonstraram que, mais do que uma aquisição, isto é uma parceria. Podes ler aqui os artigos dos blogs da Sony e da Bungie.
O objetivo passa por dar maior poder financeiro à Bungie para desenvolver todo o potencial que existem nos estúdios. Assim, a empresa terá maior liberdade para desenvolver ideias, contratar os melhores profissionais e tornar a sua vasta gama de jogos de sucesso ainda maior.
O CEO da Bungie pronunciou-se, dizendo que a mudança mais imediata será a aquisição de talento para suportar a visão ambiciosa da empresa.
Além disso, os estúdios continuarão como multiplataforma e não existem planos para tornar os jogos exclusivos da PlayStation.
A aquisição ainda demorará a consumar-se. Contudo, depois de concluída, a Bungie continuará com a opção de publicar jogos de forma independente e de escolher as plataformas.
Desde o início do franchise de Destiny que as duas empresas são parceiras. A Bungie pretende manter o Destiny 2 atualizado, com novas correções e expansões em desenvolvimento. Em breve, deve ser revelado um novo jogo mas ainda nada foi anunciado oficialmente.
Bungie já Pertenceu à Microsoft
A Bungie, fundada em 1991, desenvolveu vários jogos para Windows e Mac, nos anos 90. Em 2001, foi comprada pela Microsoft e lançou a emblemática série Halo.
Os estúdios trabalharam no Halo 2, Halo 3, Halo 3: ODST e Halo: Reach. Em 2007, tornaram-se independentes. Em 2014, assinaram um contrato de exclusividade de 10 anos com a Activision Blizzard para o lançamento de Destiny e Destiny 2. No entanto, o contrato perdeu efeito mais cedo, em 2019, quando a Bungie decidiu voltar a publicar jogos autonomamente e a tornar-se totalmente independente.
A Sony anunciou que vai continuar a movimentar-se de forma feroz no mercado e, em princípio, fazer mais aquisições de estúdios.
No seguimento da compra, a Bungie publicou uma FAQ sobre como isso afetará o Destiny 2 que podes consultar aqui.
[…] de jogos continua a dar que falar. Assim sendo, depois das aquisições de estúdios por parte Sony e da Microsoft, surge este novo estúdio que cria grande […]