Alguma vez pensaste sobre quais são as diferenças entre teclados mecânicos e de membrana?
Neste artigo, vamos apresentar as principais diferenças entre cada tipo de teclado. As vantagens e as desvantagens de cada um e alguns dos nossos teclados preferidos para que possas fazer o devido upgrade ao teu setup.
Teclados Mecânicos
Um teclado mecânico é fabricado a partir de teclas e switches individuais que produzem o característico som satisfatório após cada clique.
Estão disponíveis em vários tamanhos:
- 100% – Normalmente, têm 104 teclas, incluindo o number pad, as teclas FN e setas
- 80% – Tipicamente com 87 teclas, exclui o number pad
- 65% – Ou possuem 67 ou 68 teclas, sem number pad nem FN e a tecla home está noutro sítio
- 60% – Com 68 teclas, sem number pad nem setas, FN ou home
- 40% – Geralmente, têm entre 45 e 50 teclas, sem number pad nem setas, FN ou home ou setas numéricas superiores
Switches
Os teclados mecânicos podem ter switches lineares ou táteis. Os switches lineares necessitam de ser pressionados até ao fundo. Por outro lado, os táteis apenas precisam de ser pressionados até ao meio para o clique ser registado.
Além disso, os teclados mecânicos modernos estão equipados com diferentes tipos de switches. Os mais comuns são os Cherry MX, como os Speed Silver, Red, Brown, entre outros, e os Glorious, como os Kailh, Gateron, Panda, etc.
Cada switch tem características distintas, tais como os tempos de resposta, feedback auditivo ou a força de atuação. Assim sendo, podes personalizar o teu teclado consoante as tuas preferências.
Especialmente concebidos para gamers, os teclados mecânicos caracterizam-se por possuir tecnologias inteligentes – anti-ghosting e N-key rollover. A tecnologia anti-gosthing assegura-se de que cada clique é registado sem lag. Por outro lado, a N-key rollover garante a digitalização de cada clique, em vez de ser o computador a fazê-lo. Assim, cada pressão numa tecla é registada, mesmo que sejam várias em simultâneo. É perfeita para gamers e pessoas que escrevem muito depressa.
Prós e Contras
Prós
- Durabilidade
- Responsividade
- Melhor Feedback
- Melhor para Gaming
- Anti-ghosting
- N-key Rollover
Contras
- Preço
- Ruído
- Peso
Glorious GMMK Full-Size RGB Mecânico
GMMK-BRN
- Teclado mecânico completo
- Switches MX Silent Red
- Iluminação RGB
Corsair K70 MK.2 RGB Mecânico
CH-9109010-PT
- Teclado mecânico completo
- Switches Cherry MX Red
- Iluminação RGB
Teclados de Membrana
Um teclado de membrana é fabricado com uma membrana fina de um material semelhante a borracha debaixo das teclas. Assim, esta membrana pressiona o circuito abaixo e regista cada pressão. A camada de borracha garante um clique mais confortável e suave. Dessa forma, os teclados de membrana são melhores para quem escreve muito depressa ou passa muito tempo a teclar.
Os teclados de membrana não têm feedback tátil, sem ser a pressão que é aplicada na camada de borracha. Por isso, é necessária mais força do que num teclado mecânico. Assim sendo, trata-se de um benefício para quem passa muito tempo a escrever, resultando numa experiência melhor e mais confortável.
Prós e Contras
Prós
- Peso
- Preço
- Portabilidade
- Som
Contras
- Durabilidade
- Sem Key Rollover
Corsair K55 RGB Pro XT
- Teclado de membrana completo
- Teclas de volume e media dedicadas
- Iluminação RGB
Lenovo LEGION K300 RGB
- Teclado de membrana completo
- Teclas FN de volume e media
- Iluminação RGB
Preferes teclados mecânicos ou de membrana? Diz-nos nos comentários e argumenta o porquê da tua preferência.
[…] já compraste um teclado mecânico ou estás a considerar um, já deves certamente ter reparado que o nome de switches “MX […]