A nova versão do Windows já está quase pronta para o lançamento. Em princípio, será lançada no final de outubro e há muitas novidades. Neste artigo mostramos-te tudo o que se sabe sobre o Windows 11.
A Microsoft já falou sobre o novo Windows. O foco vai estar no trabalho e na aprendizagem. Os computadores lançados a partir do próximo ano já vão ter o Windows 11 pré-instalado. É de salientar que, inicialmente, o processador tem de ser superior aos Intel de 8ª geração ou AMD Ryzen 2000.
O design reinventado do Windows 11
Como já se tinha suspeitado, o menu iniciar vai ser centrado e “flutuante”. É uma mudança algo drástica para o novo sistema, onde se adota um design mais sugestivo e amigável. Assim como no Windows 10, é possível afixar as aplicações desejadas no menu. Debaixo dos ícones principais aparecem os ficheiros recomendados baseados na utilização. Os menus e os ícones são mais arredondados nesta versão.
O sistema de divisão das janelas também foi alterado. Desta forma, é possível dividir as janelas de formas diferentes, por exemplo em 3 ou 4 no mesmo ecrã. Para além disto, o Windows vai decorar os teus layouts quando abrires uma aplicação que utilizaste anteriormente.
As animações foram atualizadas e parecem mais naturais e suaves. Tal como no Windows Vista, a Microsoft fez regressar a secção de “widgets”. Muito semelhante ao das “Notícias e interesses” do Windows 10. Assim, será possível aceder rapidamente à meteorologia, a notícias, stocks ou resultados desportivos. Esta secção, controlada por inteligência artificial, estará repleta de tudo aquilo que te interessa.
Há uma nova vida de aplicações
A loja da Microsoft também sofreu alterações. No Windows 11 será possível instalar aplicações de Android. Desta forma, é possível utilizá-las de forma natural e fixá-las nos vários menus do sistema operativo. Para exemplificar, a Microsoft mostrou o TikTok a funcionar num computador.
Para além disso, vão estar disponíveis na Store aplicações como o Google Chrome, a Disney + ou o Adobe Creative Cloud.
No que diz respeito a aplicações de chat, o Windows 11 deixou de fora o Skype e aposta tudo no Teams. Podes aceder de forma rápida a mensagens e videoconferências e consultar os contactos e as conversas mais recentes.
O modo touch também foi reinventado. Desta forma, a Microsoft vai substituir o modelo usado no Windows 10 com gestos e outras especificações. Os ícones são mais fáceis de tocar com os dedos e são mais claros. É possível fazer swipe no teclado touch para escrever palavras. Utilizar canetas no ecrã também está mais sugestivo, com sons e vibrações.
Gaming otimizado no Windows 11
Por outro lado, a Microsoft anunciou algumas atualizações em termos de gaming. “Gráficos superiores, velocidades incríveis e uma seleção enorme de jogos” é o que se pode esperar do novo Windows 11.
A função de auto HDR, vai otimizar a cor e o visual dos jogos para se parecerem mais com a vida real. Assim sendo, não será necessária nenhuma alteração por parte dos programadores de jogos. Outra característica interessante é o facto de os jogos carregarem a partir da placa gráfica sem sobrecarregar o processador. Desta forma, os tempos de espera são menores.
Windows 11 mais seguro e rápido
Sobre o tema da segurança, a Microsoft ainda não se manifestou muito. Contudo , a empresa disse que as atualizações são 40% mais pequenas e podem instalar-se em background. Isto, por si só, já é uma grande melhoria.
Foi também mencionado que esta nova versão é o Windows mais seguro alguma vez criado. A otimização do sistema influencia até o tempo de vida das baterias. O Windows 11 utiliza menos energia e, por isso, as baterias duram mais tempo.
Todos os utilizadores com licença de Windows 10 vão poder instalar o Windows 11. Se ainda não possuis uma, há várias opções na nossa loja – a Pro e a Home de 64-bit em inglês e português.
Já está disponível o primeiro ISO da nova versão do Windows para quem pertencer aos Canais Dev e Beta da Microsoft. Esta ainda não é a versão final mas possibilita fazer alguns testes para se perceber o que aí vem.