Memória RAM (Random Access Memory) é um tipo de componente nuclear para qualquer sistema. É encaixado na motherboard e funciona como a memória de curto prazo de um computador - armazena dados temporariamente à medida que se utilizam aplicações, permitindo que o sistema aceda rapidamente aos recursos de que precisa. A memória RAM também potencia a função de multitasking; RAM é como o espaço numa secretária, onde quanto mais espaço existir, mais documentos e materiais de trabalho poderão ser consultados ao mesmo tempo. Na Globaldata, oferecemos a gama mais avançada deste tipo de hardware - RAM DDR4 - que permite otimizar a performance de um sistema. Aqui, encontram-se as memórias mais rápidas a preços acessíveis, de marcas conceituadas, como a Team Group, a Kingston ou a Corsair.
As memórias DDR4 foram introduzidas no mercado em 2014 e dispõe de tecnologia de última geração DDR (Double Data Rate); isto significa que ocorrem duas transferências de dados por ciclo clock. É a versão a seguir às memórias DDR3, lançada em 2007, e é muito superior às obsoletas DDR2 e às originais DDR. Capacidade é o que mais importa no que diz respeito a RAM - quantos mais GBs se tiver, mais rápido o sistema vai funcionar - DDR4 é mais veloz do que as gerações anteriores. Para se utilizar este tipo de memórias, a motherboard tem de ser compatível com este tipo de tecnologia.
Uma das melhorias performativas das memórias DDR4 em relação às DDR3 é a velocidade de clock que atinge; isto é, a velocidade a que consegue ler e escrever informação. As memórias DDR3, normalmente, conseguem atingir velocidades de 1333Mhz, 1600Mhz ou 2133Mhz, no máximo. As memórias DDR4, por outro lado, conseguem alcançar velocidades de clock que vão além dos 3000Mzh. Um benefício relacionado com esta característica é a latência (o atraso da execução de um comando). Como resultado, RAM DDR4 com 8GB de capacidade é mais rápida do que RAM com 8GB DDR3. Além disso, memórias DDR4 tendem a funcionar a voltagens menores do que nas gerações anteriores, 1.2 volts em oposição aos 1.5, tornando-as mais eficientes em termos de energia e mais estáveis a longo prazo. A estabilidade adicional é um fator importante quando se pretende fazer overclocking, permitindo atingir velocidades de clock ainda mais impressionantes. Apesar de as memórias DDR4 serem mais caras, pois exigem motherboards e processadores compatíveis, as melhorias de velocidade e eficiência vão otimizar qualquer sistema.